A maior e a menor temperatura já registradas no universo

maior e menor temperatura

A noção de temperatura é muito elementar para nós, principalmente por se basear em nossas sensações.

Nossa pele funciona como uma espécie de termoscópio, detectando – de um modo qualitativo – se um ambiente está quente ou frio; porém essa sensação é muito subjetiva, por isso que há pessoas que acham que uma sala está muito fria, enquanto outras acham que está quente e precisa resfriar mais.

Contudo, de uma perspectiva quantitativa, será que há um valor mínimo de temperatura?

Qual seria o valor máximo já medido? Isso é o que descobriremos!

Qual é a menor temperatura possível?

A menor temperatura possível

Como vimos neste artigo [Escala Absoluta de Temperatura],

a temperatura mede a energia cinética média das partículas de uma substância (…);

Quanto mais energia uma partícula (átomo, molécula ou íon) possui, mais se moverá causando colisões com outras partículas.

Quanto maior a intensidade dessas colisões, maior será a transferência de energia e, consequentemente, sentiremos como uma maior temperatura.

Assim, realizando uma lógica reversa, quanto menor for o movimento das partículas, menor seria a temperatura!

Consequentemente, podemos concluir que a menor temperatura possível seria aquela na qual o movimento particular resultante seja zero.

E esta temperatura é a que chamamos de zero absoluto.

menor temperatura já registrada

Guillaume Amontons foi o primeiro a formar esse conceito de temperatura mínima, em 1702.

Ao notar que a pressão do ar é proporcional à temperatura, ele pode inferir qual seria a menor temperatura quando a pressão do ar caísse para zero e este valor que ele propôs foi de -240°C – uma aproximação incrível, considerando a época.

De fato, no zero absoluto as partículas basicamente se encontram praticamente sem qualquer movimento.

Contudo elas ainda apresentam um movimento de oscilação devido aos efeitos relacionados à física quântica.

Apenas com lorde Kelvin, como era conhecido o físico irlandês William Thomson, em 1848, que evoluiu o conceito de Amontons e criou a escala de temperatura absoluta, definindo o zero como valor mínimo.

Esta escala acabou por se tornar o padrão de medição usado por todos os cientistas e como unidade padrão estabelecida pelo SI para medição de temperatura.

Eventualmente, podemos pensar que a temperatura no universo seja a mínima, porém a energia remanescente do Big Bang faz com que sua temperatura média seja de 2,74 K (cerca de -270°C).

Surpreendentemente, há regiões espaciais ainda mais frias que isso!

A Nebulosa Bumerangue é o local naturalmente mais frio no cosmo que conhecemos, com a temperatura de cerca de 1 K (aproximadamente -272,15°C).

Já o recorde de temperatura mais baixa do universo registrada foi conseguido pelos humanos, que em 2003 conseguiram fazer átomos de sódio congelarem a metade de um bilionésimo acima do zero absoluto!

A maior temperatura registrada

Comparativamente, é muito mais fácil conseguirmos entender o conceito de menor temperatura possível, o zero absoluto.

Mas como será entender o valor maior registrado?

Sim, registrado; pois não temos como determinar se existe um valor máximo.

Imagem 2

maior temperatura já registrada

Para Modelo Padrão da física de partículas, um dos principais candidatos a maior temperatura possível está a temperatura de Planck, que vale nada menos que 142 nonilhões de Kelvin.

Contudo, há divergências quanto a esse valor. Para termos uma noção desse valor, vamos olhá-lo diretamente:

142 000 000 000 000 000 000 000 000 000 000 K

Entretanto, muitos cosmologistas acreditam que a maior temperatura real já atingida na história do Universo é bem mais baixa do que a citada acima.

Nos primeiros instantes do Big Bang, a expansão ocorrida foi tão intensa que nenhuma partícula pode interagir, e como já discutimos antes, a temperatura é definida através da interação entre as partículas durante seus movimentos; assim, o Universo primitivo não tinha temperatura nenhuma!

Alguns segundo após o Big Bang, oscilações no espaço-tempo começaram a vibrar por causa da matéria forçando-a a um equilíbrio térmico que fez o Universo aquece a uma temperatura de 1027 K (vista abaixo).

1 000 000 000 000 000 000 000 000 000 K

Podemos perceber que esta temperatura é bem mais baixa do que a temperatura de Planck.

Após esse momento inicial durante a origem do Universo, a sua temperatura vem caindo cada vez mais a medida que o Universo expande.


Fontes
What is absolute zero?
Researchers cool gas to record low
What is the hottest temperature possible

Foto de Julio Cesar

Julio Cesar

Sou profissional da área industrial com formação em Eletroeletrônica, Instrumentação e Automação. Fui campeão brasileiro da Olimpíada do Conhecimento na modalidade de Instrumentação e Controle de Processos, o que reforçou minha paixão por excelência técnica. Tenho experiência como docente do SENAI, onde contribuí para a formação de novos talentos, e também atuo em operações críticas de plantas industriais, sempre buscando alto desempenho e segurança. Aqui no Canal, escrevo artigos que integram esses conhecimentos com a metrologia, promovendo uma abordagem prática e multidisciplinar.