O que é a bitcoin?
Como o real ou o dólar é uma moeda, porém, não existe fisicamente, é totalmente virtual.
É a moeda digital mais comentada na atualidade devido sua valorização exponencial em um curto intervalo de tempo.
Em 2012 poderíamos comprar bitcoins por aproximadamente U$ 6,00. No momento que escrevo este texto a moeda vale nada menos que R$ 25 823,96!
A tecnologia por trás do bitcoin
Mas o intuito aqui não é falarmos de bitcoin, e sim da tecnologia por traz desta criptomoeda: o blockchain, ou corrente de blocos, em português.

O blockchain tem a função parecida com a de um sistema operacional, como Androide ou iOS.
As criptomoedas são como aplicativos que rodam dentro deste “sistema operacional”.
O conceito de blockchain é bastante simples, apesar da tecnologia ser complexa. As informações são armazenadas em blocos de dados.
Cada bloco contém um tipo de assinatura digital chamada hash, que por sua vez, é a garantia criptográfica de que as informações dos blocos de dados não foram violadas, ele funciona como uma impressão biométrica.
Quando um novo bloco é criado, ele tem uma hash própria e carrega a hash do bloco anterior. Daí vem o nome blockchain, ou seja, corrente de blocos.
Para invadir o sistema de blockchain é necessário quebrar a criptografia de um bloco e do anterior, de forma sucessiva.
Isso dificulta um eventual ataque para adulteração dos dados. Por isso, o blockchain também é conhecido como protocolo da confiança,
Como a tecnologia do blockchain pode impactar na Metrologia?
Não só na metrologia, mas esta tecnologia pode impactar nossas vidas como a internet, porém, em um curto intervalo de tempo.
A tecnologia envolvida no blockchain garante a rastreabilidade das informações de forma segura e com confiança.
Transações feitas por blockchain podem armazenar não apenas informação, mas também meta-informação.
Desta mesma forma, podemos pensar em documentos autenticados por uma rede blockchain que dispensem a necessidade de intermediários para validar estas transações.

A maioria dos serviços que usamos no dia a dia dependem do conceito de confiança, desta forma, sempre existe alguém por trás promovendo essa confiança e, provavelmente cobrando por isso.
O blockchain torna esses intermediários desnecessários, reduzindo custos, burocracia e dando agilidade aos processos.
O Inmetro vem desenvolvendo o conceito de medição distribuída usando blockchain, que visa a simplificação de softwares complexos e realizando a transmissão de dados dos sensores de forma segura.
O PTB, na Alemanha, está realizando trabalhos propondo sistemas de medição que usam máquinas virtuais e computação em nuvem.
O blockchain pode ajudar muito na rastreabilidade de medições, pois os dados armazenados nos blocos, não podem ser violados e permite realizar análises estatísticas para detecção de fraudes.
A prestação de serviço de confirmação metrológica está atrelada ao conceito de confiança.
Toda ferramenta que nos ajude a ter mais confiança em toda a cadeia e na rastreabilidade de medição é de grande valor para nossos resultados de medições e pode nos ajudar na melhoria contínua de nosso sistema metrológico assim sempre garantindo um aspecto importante a qualidade.
SEJA UM APOIADOR DO CANAL METROLOGIA E GANHE INCRÍVEIS RECOMPENSAS
Fontes
Blockchains: Como a tecnologia por trás do Bitcoin impacta a Metrologia e a Qualidade
Blockchain
O que é blockchain
Entenda o que é bitcoin