Contribuições de Stephen Hawking

A postagem de hoje vem como uma homenagem ao astrofísico inglês que dedicou sua vida à ciência.

Com uma doença degenerativa que faz com que seus portadores tenham um tempo de vida médio de até 5 anos, ele conseguiu sobreviver por 50!

Esta doença é a Esclerose Lateral Amiotrófica, que atinge toda coordenação motora dos seus portadores, mas não afeta o funcionamento do cérebro. Mais detalhes de sua vida podem ser acompanhados no filme A Teoria de Tudo.

Agora vamos falar um pouco sobre as contribuições deste gênio para a ciência:

Big Bang

Big Bang

Einstein, com suas teorias, deu à ciência muitas coisas para trabalhar e uma delas foi a possibilidade de pontos infinitamente curvados no espaço-tempo, chamadas de singularidades.

Roger Penrose comprovou que singularidades ocorrem em buracos negros e, juntamente com Hawking, previram uma singularidade no passado do universo.

Desta constatação surgiu a teoria do Big Bang.

Comportamento dos buracos negros

Buraco Negro

Buracos negros apresentam um ‘comportamento próprio’.

Considerando a física clássica, Hawking enunciou uma lei que diz que a área de um buraco negro não pode nunca diminuir, o que criou um quebra-cabeça para os físicos.

Isso se deu pelo fato que, pelo enunciado de Hawking, os buracos negros seriam quentes, ao contrário do que propunha os conhecimentos tidos até então, que diziam que buracos negros não poderiam irradiar calor.

Buracos negros não são eternos

Buraco Negro

Sempre ouvimos que nada pode escapar de um buraco negro, nem mesmo a luz!

Com base no que foi dito no tópico anterior, os buracos negros devem emitir calor e, consequentemente por causa dessa perda de energia, se dissipam.

Contudo, ainda assim, isso é um processo lento, pois um buraco negro com a massa do nosso Sol levaria mais do que a atual idade do universo para ele desaparecer.

As fórmulas do universo

Fórmulas

Em boa parte do seu tempo, Stephen Hawking se dedicou a encontrar a teoria quântica para a gravidade.

Em 1983, numa parceria com Jim Hartle, propôs uma função de onda para o universo, após passar algum tempo aplicando sua teoria de gravidade quântica euclidiana aos buracos negros.

Segundo essa função de onda, as propriedades do universo a nossa volta, podem ser calculada!


SEJA UM APOIADOR DO CANAL METROLOGIA E GANHE INCRÍVEIS RECOMPENSAS


Fonte
What has Stephen Hawking done for science?