Conversões de unidade que causaram (muita) dor de cabeça

Eventualmente somos pegos de surpresa ao ouvir alguma informação como uma unidade que não conhecemos muito bem ou não estamos acostumados.

Imagina alguém dizendo que “pesa” 220 libras, ou que estava morrendo de frio quando a temperatura chegou a 50 °F?! Pois é!

Ficamos confusos ao ouvirmos essas afirmações porque elas não fazem parte do nosso sistema padrão de medição.

Basicamente, todos nós temos o sistema métrico implantado em nosso dia a dia, por isso que ao escutarmos que alguém tem 1,75m, “pesa” 80 kg e que faz 32 °C em determinado lugar, conseguimos ter uma boa noção do que essas medidas significam, porque estamos habituados a elas.

Contudo, não precisa ficar chateado por não já saber o quanto vale as unidades ditas acima, grandes mentes atuais tiveram seus problemas nas conversões também!

Abaixo listamos algumas vezes que cientistas tiveram dias ruins (ou péssimos) ao ter que lidar com isto.

NASA

 Em1999, a NASA teve um prejuízo de nada menos que US$ 330.000.000,00 (isso mesmo, 1,2 bilhão de reais), fazendo com que uma missão fosse perdida.

A Mars Climate Orbiter foi projetada para orbitar o planeta vermelho e acompanhar o seu clima e, em missões espaciais, os cientistas são responsáveis acompanhar e ajustar grandezas, como momento angular, para garantir que a sonda esteja indo no caminho certo e foi aí onde todo o problema começou!

A sonda usava a bordo o sistema métrico para calcular seu impulso (em newton-segundo), enquanto o software da equipe de solo usava o sistema inglês para o mesmo cálculo (em libra-segundo).

Isso, entre outros fatores, resultou em vários erros sendo agregados à missão fazendo a sonda chegar mais de 160 km mais perto de Marte do ponto que havia sido planejado!

Em virtude disso, todas as comunicações foram perdidas, tornando o destino da sonda desconhecido; podendo ela ter queimado ao entrar na atmosfera marciana ou ter sido jogada em direção ao Sol.

ESA e NASA

Em 1998, as duas agências colocaram em grande risco a operação da sonda SOHO que, em órbita, perdeu todas as comunicações com a base da missão, sendo restabelecida alguns dias depois.

Entre as causas dos problemas foi constatado que fatores de conversão de unidades do sistema inglês para o métrico foram carregados erroneamente para os arquivos da missão.

Solar & Heliospheric Observatory (SOHO)
Solar & Heliospheric Observatory (SOHO)

Empresa de Aviação Canadense

 Em 1983, um Boeing 767 ficou sem combustível depois de erros de conversão de unidades.

Os medidores de nível de combustível da aeronave usavam o sistema métrico e não estavam funcionando da forma adequada, fazendo com que o abastecimento tivesse que ser acompanhado manualmente, através do “peso” total do avião.

A fonte de erro foi o fator de conversão usado para saber quanto combustível deveria ser usado, pois o indicador estava em kilogramas e o piloto achava que a indicação era em libras, como 1 kg vale aproximadamente 2,2 libras, o avião decolou com cerca da metade do combustível necessário para o percurso(!) obrigando o piloto a fazer um pouso de emergência de alto risco que, felizmente, não resultou em nenhuma morte.

Avião

Diante desses fatos, podemos ver como a escolha de um sistema de medição é crucial para a realização das mais diversas atividades, pois isso pode, dependendo da situação, resultar em sucesso ou fracasso, vida ou morte.

Em virtude desses problemas de conversão de unidades a partir do sistema inglês, também chamado de sistema imperial, os países que ainda adotam este sistema estão migrando para o sistema métrico adotado por quase todos os países do mundo.

Você pode aprender mais sobre isso assistindo ao vídeo O FIM do sistema imperial nos EUA logo abaixo.

Ah, se você ainda está curioso sobre as medidas do início da matéria, elas correspondem a 10 °C e cerca de 100 kg!

Também não deixe de ver nosso vídeo sobre Conversão de Unidades(milímetro/polegada/milímetro)!


Fontes
Nov.10, 1999: Metric Math Mistake Muffed Mars Meteorology Mission
NASA’s metric confusion caused Mars orbiter loss
The SOHO Mission L1 Halo Orbit Recovery From the Attitude Control Anomalies of 1998
JET’SFUEL RAN OUT AFTER METRIC CONVERSION ERRORS