O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo, corresponde a cerca de 73% de toda a matéria que existe. É também o elemento mais simples, contendo apenas um próton e um elétron.
Ele foi descoberto no ano de 1766 pelo cientista inglês Henry Cavendish e seu nome foi dado com base nas palavras gregas Hydro e Gen que significa gerador de água.
É um elemento sem cor, nem odor, gasoso nas condições normais de temperatura e pressão (0 °C e 1 bar).
A maioria das estrelas do universo existem a partir da queima de hidrogênio para formar hélio através de um processo de fusão nuclear que libera bastante energia.
Contudo, o hidrogênio pode possuir também nêutrons, o que aumenta sua massa atômica; mas suas variedades mais pesadas não são tão comuns quanto sua versão mais leve.
Abaixo vamos descobrir algumas curiosidades sobre o elemento mais simples e abundante que existe!
1. O hidrogênio é um dos três elementos que foram produzidos durante o Big Bang, juntamente com o hélio e o lítio, sendo estes os três elementos mais simples da tabela periódica, com números atômicos correspondentes a 1, 2 e 3.
2. O hidrogênio é o único elemento da tabela periódica que pode existir sem nêutrons. Contudo há seus isótopos (átomos com o mesmo número atômico, mas com massas atômicas diferentes) que possuem nêutrons e maior massa atômica, consequentemente, que são o deutério, com um nêutron, e o trítio, com dois nêutrons.
3. O anti-hidrogênio foi o único elemento de ‘antimatéria’ produzido, o feito foi conseguido pelo laboratório CERN (Conselho Europeu de Pesquisa Nuclear – Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire).
O anti-hidrogênio possui um pósitron, que é a versão positiva do elétron, e um antipróton, que a versão negativa do próton, e existiu por um período de 1.000 segundos.
4. O hidrogênio é o único átomo para o qual a equação de Schrödinger tem uma solução exata.
5. Uma reação explosiva ocorrerá sempre que o hidrogênio entrar em contato com o oxigênio (O2), cloro (Cl2) e flúor (F2).
6. O sol é uma estrela que queima hidrogênio, a quantidade de energia que é liberada é de cerca de 3,8 x 1026 Joules por segundo!!!
Isso é muito mais do que a quantidade de energia que nós, humanos, consumimos em toda a nossa história!
7. O hidrogênio como combustível, quando queima com oxigênio, gera apenas água como produto final, o que é uma queima limpa, diferentemente da queima de combustíveis fósseis, que gera, entre outros, gás carbônico, que contribui para o efeito estufa.
Contudo, não muito hidrogênio existe na forma molecular na natureza, a sua maior parte está combinada com outros átomos, como os que formam a água e os hidrocarbonetos, por exemplo.
Para efeito de comparação, o calor liberado pela queima de hidrogênio é de 286 kJ/mol, já o do octano (componente da gasolina) é de 5,5 kJ/mol.
8. Seu ponto de fusão é de -259,16°C (13,99 K) e seu ponto de ebulição é de -252,88°C (20,27 K).
9. Sua densidade é de 0,000082 g/cm³. Seu raio atómico é de 1,10 x 10-10 m
10. E cada átomo de hidrogênio no seu corpo, provavelmente, tem 13,5 bilhões de anos, uma vez que eles foram criados durante o nascimento do universo!
SEJA UM APOIADOR DO CANAL METROLOGIA E GANHE INCRÍVEIS RECOMPENSAS
Fonte
Facts about Hydrogen