Medidas da antiguidade

Muitas civilizações da antiguidade se baseavam em dimensões corporais para definir seus sistemas de medição, assim uma mesma medida poderia variar de um local para outro, considerando as variações existentes entre sociedades.

Com o aumento do comércio entre as cidades, esses sistemas foram se expandindo, e consequentemente alguma padronização foi necessária para que as relações comerciais se estreitassem.

Abaixo falaremos sobre algumas unidades de medidas usadas bem no passado.

Egito antigo

pirâmide de Gizé

Embora haja evidências de padronizações de unidades no passado, o cúbito egípcio foi o padrão de comprimento mais usado no mundo antigo.

Sendo definido 3.000 a.C., não era apenas usado no Egito, mas também pelos babilônicos e hebreus.

Consistia na distância entre a ponta do dedo médio e o cotovelo e foi materializado num bloco de granito negro, que referenciava as medições de comprimento no Egito.

O cúbito real valia 524 milímetros (ou 20,62 polegadas) e tinha um sistema de subdivisões complexa. A subunidade básica era o dígito, havendo 28 dígitos em um cúbito real.

Quatro dígitos equivaliam a uma palma, cinco dígitos equivaliam a uma mão, doze dígitos (ou três palmas) equivaliam a um palmo, entre outras subdivisões.

A precisão do cúbito real pode ser comprovada pela grande pirâmide de Gizé, que apresenta lados equivalentes a 440 por 440 cúbitos reais, com seus lados variando incríveis 0,05%, mesmo sendo construída por milhares de trabalhadores diferentes e alguns milênios atrás!

Babilônia

Babilônia

Uma das unidades de medição de massa mais antigas encontradas foi o mina que foi encontrada na região referente a Babilônia e que equivale a cerca de 640 gramas.

O siclo (shekel), conhecido pelos hebreus (e por nós através da bíblia) como uma unidade padrão de massa e monetária, era uma unidade babilônica.

Em virtude de sua influência e controle, muitas unidades de medidas dos babilônicos foram espalhadas pelo Oriente Médio através de comércio e adotadas por outros países/civilizações; como ocorreu com o kus.

O kus era a unidade padrão de comprimento equivalendo a 530 milímetros, sendo chamado de cúbito babilônico. Como submúltiplos, o kus tinha o shusi, definido como 1/30 kus e o pé babilônico, que equivalia a 2/3 kus.

Grécia

Partenon

Durante o último milênio a.C., a unidade básica do sistema grego era o dedo, que equivalia a 19,3 milímetros e 24 dedos equivaliam a um cúbito olímpico.

Acredita-se que o sistema grego foi baseado nos sistemas egípcios e babilônicos sob influência dos fenícios, que dominavam os mares e a rotas marítimas do Mediterrâneo, o que favorecia o intercâmbio dos sistemas de medição.

Os gregos usaram medidas de comprimento para definir sua unidade básica de volume, o metrétés, que equivalia a 39,4 litros e sua unidade básica de massa era o talento, que era referente a uma massa de 25,8 kg.

Roma

Coliseu

Para os romanos, a unidade padrão de comprimento era o , subdividido em 12 polegadas, ou 16 dígitos.

Cinco pés formam um passo, equivalendo a 1,48 metro; 125 passos equivalem a um estádio e este vale 185 metros; cinco mil pés, ou oito estádios, formam uma milha (1.480,00); uma légua, equivale a 7500 metros e ou 1500 passos.


SEJA UM APOIADOR DO CANAL METROLOGIA E GANHE INCRÍVEIS RECOMPENSAS