Juntamente com o comprimento, a medição de massa é provavelmente uma das unidades mais antigas que temos, pois estavam diretamente ligados a comercialização de produtos antes mesmo do dinheiro existir.
Com isso, houve várias tentativas de padronização dessa medida ao longo de toda história.
Atualmente, sua definição consiste em um cilindro metálico (chamado de Protótipo Internacional do Kilograma e você pode saber mais nesse link – por que kilograma?) usado como referência desde 1889, mas também já foi definida como sendo a massa de um litro de água.
Quarenta cópias do protótipo foram feitas e distribuídas para laboratórios do mundo todo, mas em 1989 foi percebido que o protótipo original estava cerca de 50 microgramas mais leve do que as cópias enviadas para os laboratórios.
Esta variação de massa foi cogitada como sendo impurezas acumuladas na superfície das cópias e poderia ser revertida através do uso de ozônio e de luz ultravioleta.
Essa variação de massa é problemática, pois, como o kilograma é uma unidade de base, dela derivam outras unidades.
Logo, se meu padrão muda, essa mudança implicará em vários sistemas de medição de força, peso, área, volume, energia, etc. criando um efeito dominó.
Isto implica também que todos os instrumentos que medem grandezas que tem a massa como unidade de base teriam que ser recalibrados periodicamente para atender à essa variação.
Por causa dessa situação, em 2011, a Conferência Geral de Pesos e Medidas propôs a busca por uma redefinição do kilograma que usasse constantes fundamentais. A constante usada para este fim é a constante de Planck, que é definida como 6,626 069 3 x 10-34 Js (joule-segundo).
Podemos ver, por essa representação acima, a expressão do Joule em unidades de base. Como já temos a definição do metro e do segundo em termos de constantes fundamentais, conseguiríamos definir o quilograma com a mesma abordagem, a partir da constante de Planck e assim teremos uma fundação sólida quanto ao padrão de medição de massa.
Curiosidades e fatos sobre o kilograma•
1. A massa da Terra é de cerca de 5,972 x 1024 kg, vamos colocar um pouco de perspectiva nesse número: um homem adulto pesa cerca de 80 kg, a massa da Terra é de 5 972 000 000 000 000 000 000 000 kg, mas não chega perto dos 1 989 000 000 000 000 000 000 000 000 000 kg do Sol.
2. A palavra massa vem da palavra grega maza que significa, aproximadamente, pedaço de massa de pão.
3. A massa específica mede a quantidade de massa que existe em certo volume.
4. A menor massa de uma partícula é a do fóton, que é tão pequena que é considerada zero.
5. O peso é uma força em função da atração gravitacional entre dois corpos. Como a massa da Lua é menor do que a da Terra, se uma pessoa for para lá, seu peso será 1/6 do peso que ela tem aqui na Terra.
SEJA UM APOIADOR DO CANAL METROLOGIA E GANHE INCRÍVEIS RECOMPENSAS
Veja todos os conteúdos da Semana da Metrologia CLICANDO AQUI
Fontes
Kilogram
What is mass