O tempo no tempo [Semana da Metrologia, Dia 4]

A medição de tempo muito provavelmente foi a primeira medição realizada pelo homem de forma consciente.

Saber diferenciar os períodos de migração própria e de animais, quando determinados frutos brotavam, quanto tempo uma comida deveria ficar no fogo, quando viria o tempo de chuva e seca, entre outros fatores, com certeza exigiu que o homem primitivo desenvolvesse técnicas de medição de tempo.

Essa medição passou por sucessões de dias e noites, ciclos lunares, ciclo de estações e foi adquirindo cada vez mais complexidade.

Os relógios de sol podem ter sido os primeiros a nos darem uma maneira de como contar o tempo, contudo a medição era bem variável conforme o ângulo de inclinação do eixo de rotação da Terra se alterava com o passar do ano.

Mas, ainda assim, ainda podíamos ter uma boa noção de que hora do dia era.

Entretanto, dividir a contagem do tempo em uma escala que fosse menor do que uma hora, era bem mais complexo, considerando a precisão e a confiabilidade do instrumento em questão.

ampulheta

Graças aos babilônicos o dia passou a ter uma duração de 24 horas, dividida em 60 minutos e em 60 segundos, uma vez que era conveniente para eles essa divisão já que seu sistema numérico era de base 60, ao invés da base 10 que usamos. É uma das teorias do nome segundo, a segunda divisão da hora.

Porém, o primeiro dispositivo a tornar possível a percepção de quanto um segundo dura foi o relógio mecânico.

Com a adição de engrenagens que fazia um ponteiro dar uma volta completa a cada doze horas, e então foi apenas uma questão de adicionar engrenagens que fizessem o mesmo a cada 1/60 do tempo daquele para indicar os minutos e 1/60 deste para a indicação dos segundos.

Mas também nem tudo são flores, houveram períodos de conflito sobre como o tempo deveria ser divido, e durante a revolução francesa, quando se buscava a padronização de unidades de medida e suas definições, o tempo foi proposto a ser dividido em base 10, ao invés de se usar a base 60.

Mas essa ideia não pegou. Depois da revolução francesa, em 5 de outubro de 1793, um decreto definiu que a França estava mudando para o tempo decimal.

Assim, o dia passava a ter uma duração de dez horas (onde cada hora deles equivaleria a 144 minutos nossos), as horas seriam divididas em 100 minutos (durando 86,4 segundos nossos) e cada minuto teria 100 segundos (equivalente a 0,864 segundo do nosso sistema).

relógio antigo

Outras curiosidades do tempo

1. O povo Sinhalês, no antigo Sri Lanka, dividia seu dia em 60 Peya (equivalente às horas) e estas eram divididas em 24 Vinadi (equivalente aos minutos). Que é igual ao nosso sistema, mas em outro sentido.

2. Baseado na teoria da relatividade, o tempo passa mais lentamente para os seus pés do que para sua cabeça; pois quanto mais perto do centro de massa de um corpo, mais lentamente o tempo passa.

3. Devido às variações de velocidade de rotação da Terra, um dia não dura exatamente 24 horas, mas o dia médio tem a duração de 23 horas, 56 minutos e 4,2 segundos.

O que acaba fazendo com que seja necessário “consertar” essa diferença pela adição de mais um dia em fevereiro no ano bissexto, mas isso é tema para outra postagem!

4. No tempo dos dinossauros, um ano possuía 370 dias. Hoje o ano tem uma duração menor porque, devido em virtude da interação gravitacional entre a Terra e a Lua, está havendo uma desaceleração dos dias, fazendo com que eles fiquem mais longos na taxa de 1,7 milissegundos a cada século.

5. Ano-luz é uma medida de comprimento e não de tempo! E vale 9,461 · 1012.


SEJA UM APOIADOR DO CANAL METROLOGIA E GANHE INCRÍVEIS RECOMPENSAS


Veja todos os conteúdos da Semana da Metrologia CLICANDO AQUI


Para ficar por dentro de outros temas e assuntos que envolve a ciência das medições, não deixe de se inscrever nosso canal no Youtube e nos seguir no Instagram, Twitter e Facebook. Lá você poderá ver diversos outros conteúdos! Agora, se você é um amante da metrologia e quer apoiar esse projeto, basta clicar aqui e saber como.


Fonte
The history of the unit of time
Unit of time (second)
Decimal Time, how french made 10 hour day

Foto de Julio Cesar

Julio Cesar

Sou profissional da área industrial com formação em Eletroeletrônica, Instrumentação e Automação. Fui campeão brasileiro da Olimpíada do Conhecimento na modalidade de Instrumentação e Controle de Processos, o que reforçou minha paixão por excelência técnica. Tenho experiência como docente do SENAI, onde contribuí para a formação de novos talentos, e também atuo em operações críticas de plantas industriais, sempre buscando alto desempenho e segurança. Aqui no Canal, escrevo artigos que integram esses conhecimentos com a metrologia, promovendo uma abordagem prática e multidisciplinar.