Por que a calibração é tão importante?

Por que a calibração é tão importante?

Não é novidade para ninguém que a indústria busca em seus processos produzir os melhores produtos para atender todas as expectativas de seus clientes/consumidores.

Isso só é possível quando os processos são bem controlados e quando a equipe, desde a operação até a liderança, está preocupada em atender todos os requisitos de qualidade estabelecidos.

Nesse cenário entra a calibração, visto que num processo de produção existem muitos instrumentos que controlam as várias etapas do processo.

Por exemplo: na indústria de refrigerantes, manômetros e termômetros bimetálicos controlam a pressão e temperatura do refrigerante envasado nas garrafas. 

E o que garante que a leitura fornecida por esses instrumentos é verdadeira? Isso mesmo, a calibração! Ou seja, instrumentos calibrados e dentro dos critérios de aceitação garantem que o meu processo produz produtos dentro das especificações.

Além disso, torna-se essencial ter instrumentos calibrados, verificados e aprovados por conta das tão temidas auditorias.

Mas o que é calibração?

Calibração nada mais é que um procedimento que possibilita verificar se de fato os instrumentos instalados no processo estão fornecendo valores reais e se os mesmos estão interferindo ou não na qualidade final do produto acabado.

De um modo geral, a calibração é a comparação dos valores registrados pelo instrumento calibrado em relação ao instrumento padrão.

Os resultados obtidos nessa comparação são registrados em um documento chamado certificado de calibração. Nele contem todos os dados referentes a esse processo.

Nele são registrados os valores obtidos na calibração, dados do instrumento calibrado, dados do instrumento padrão, data da calibração, empresa solicitante, empresa que realizou a calibração, etc.

Dessa forma, é possível verificar se o instrumento atende ou não aos critérios de aceitação estabelecidos.

Créditos: www.cn3.com.br

E quais são os benefícios da calibração?

  • Garante a qualidade do produto final;
  • Contribui para conservação do instrumento;
  • Permite identificar se o instrumento necessita ser substituído ou se o mesmo necessita de manutenção.

Por se tratar de um item tão sensível ao processo, certificados de calibração, instrumentação e gestão metrológica são sempre questionadas e verificadas pelos auditores que caso encontrem algo que não esteja de acordo, não hesitam em anotar a não conformidade.

E isso pode custar inclusive a certificação da empresa na ISO/OHSAS/FSSC. 


Fontes:
Calibração: o que é e qual sua importância
Tópicos relacionados a metrologia, calibração e instrumentação

Kaíque Moura

Kaíque Moura

Graduando em Engenharia de Produção no Centro Universitário Santo Agostinho e Técnico em Mecânica. Possuo experiência nas áreas de produção e manutenção em linhas de produção de bebidas e também em gestão metrológica. Tenho artigos científicos publicados nas áreas de logística, manutenção e qualidade em eventos regionais, nacionais e internacionais.