Unidades de Medida da Bíblia – Parte 2

bíblia

Neste artigo continuaremos a discutir algumas medidas encontradas na bíblia. Outras grandezas serão abordadas, se você não viu a primeira postagem, clique aqui.

Também abordaremos quais foram os contextos nos quais elas foram usadas.

Medidas de Volume (sólidos)

Efa – Levíticos 19:36

O efa foi a unidade padrão de volume de sólidos para o antigo povo de Israel, ele equivalia a 17,62 litros e aparece na bíblia quando o povo é aconselhado a usar instrumentos justos, ou seja, bem calibrados para que nenhuma vantagem fosse obtida em qualquer transação.

A passagem diz o seguinte, a partir do verso 35:

35 Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida.
36 Balança justas, pesos justos, efa justo e justo him tereis. (…)

Podemos ver que o esforço para a padronização de um sistema de medição é bastante antigo, como também é esperada a integridade não só dos instrumentos usados, como também a conduta de quem os usam.

Nestes versos temos as grandezas efa para a medição de volume de sólidos, como grãos e cereais, e o him usado para a medição de volume de líquidos.

Gômer – Êxodo 16:16

Após o povo de Israel ter sido libertado do Egito, eles tiveram que atravessar um deserto antes de chegar em Canaã, a terra prometida a Abraão e durante a travessia, os israelitas se viram sem comida e reclamaram a Moisés sobre a situação.

Depois de orar, maná foi enviado dos céus para alimentar o povo e assim foi recomendado que cada israelita recolhesse apenas a quantidade referente a um gômer por pessoa a cada manhã, onde um gômer era a medida referente a 1,76 litro

deserto

Leteque – Oseias 3:2

O leteque valia 88,1 litros e é citado nessa passagem como o preço pago por Oseias para comprar uma escrava, que antes era sua noiva, mas se entregou à prostituição e adoração de outros deuses diferentes do adorado pelos israelitas.

Após um tempo, ela foi colocada à venda e Oseias pagou por ela o valor equivalente a um leteque de cevada.

O contexto dessa passagem retrata a também a “prostituição” (idolatria) do povo de Israel ao adorar outros deuses e o regaste feito por Oseias, devido ao seu amor, representaria o resgate feito do povo escolhido por seu deus.

Ômer – Ezequiel 45:11

Nesta passagem retrata que foi feita um tipo de “conferência” para padronização das unidades de medida de volume, onde foi definido que o efa (unidade de volume de sólidos) e o bato (unidade de volume de líquidos) corresponderia a mesma capacidade, ou seja, eles equivaleriam à décima parte do ômer.

O ômer representava um volume de 176,2 litros. Em Esdras 7:22, esta unidade é referida como coro.

Equivalências com o efa – a unidade padrão

UnidadesUnidade de
Referência
Gômer1/10 efa
Leteque5 efas
Ômer10 efas

Medidas de Comprimento (distância)

Tiro de Pedra – Lucas 22:41

Um tiro de pedra equivale uma distância entre 20 e 30 metros. Essa referência é feita quando Jesus se afasta de seus discípulos para orar, antes de ser traído por Judas Iscariotes.

Contudo, ao invés dos discípulos ficarem alertas e vigiando, acabaram dormindo, aumentando ainda mais a angústia de Jesus em suas últimas horas.

Tiro de Arco – Gênesis 21:16

Quando foi mandada embora, Agar, serva de Abraão com quem ele teve um filho bastardo, peregrinou com seu filho pelo deserto até que suas provisões se acabaram.

Ao achar que morreriam de sede, ela colocou seu filho sob um arbusto e se afastou em um tiro de arco para não ver seu filho morrer.

Contudo, ela avistou um poço onde puderam saciar sua sede e, assim, se salvaram. Um tiro de arco é a distância que corresponde a um comprimento entre 100-150 metros.

Jornada de um sábado – Atos 1:12

Os israelitas não podiam realizar muitas atividades no dia de sábado, pois ele era tido como sagrado e destinado ao descanso e ainda é sagrado para os judeus atualmente.

Isso limitava o que poderia ser feito nesse dia, como a carga máxima que podiam carregar e o quanto poderiam andar. A jornada de um sábado equivalia a uma distância de 888 metros.

Shabbat

Fonte
Bíblia, traduzida por João Ferreira de Almeida, revista e atualizada no Brasil. 2ª Edição. – Sociedade Bíblica do Brasil, Barueri – SP.