Press "Enter" to skip to content

ARTIGO | Unidades que você pode estar usando (ou entendendo) errado!

Já imaginou você perguntar para alguém quantas horas ela dorme por noite e ela responder: ‘Durmo 8 metros’? Ou você querer saber sua altura e ela falar: ‘eu tenho 1,80 kilos’ Ou ainda questionar sobre o seu peso e escutar: ‘Tenho 80 segundos’? Não faria muito sentido, não é verdade!?

Pois bem, nesta postagem discutiremos algumas unidades de medidas que usamos “erroneamente” para expressar grandezas para as quais elas não pertencem.

Libra

Se você já foi “calibrar” o pneu de seu carro, moto ou bicicleta, você já deve ter se deparado com essa situação de ouvir alguém (ou você mesmo) perguntando quantas libras deveria usar para “calibrar” o pneu de seu meio de transporte.

Libra é uma unidade de massa do sistema inglês, equivalente ao kilograma. O erro existente nesta situação é não expressar a unidade correta que é usada para esse contexto que é a libra-força por polegada quadrada (lbf/in²) também conhecida como psi (pound per square inch), que é a unidade de pressão usada no sistema imperial.

Para saber o que é calibração, veja o vídeo abaixo ou clique aqui. (vídeo diferença entre calibração e ajuste)

Metro

Caso você alguma vez tenha ido numa loja de materiais de construção, pode ter ouvido (ou falado) que precisava de um metro de areia para fazer concreto. Acontece que metro é unidade de comprimento e não de volume (!) e o erro existente nessa situação é a omissão da palavra ‘cúbico’ que denota volume. Assim, o correto é dizer ‘Preciso de um metro cúbico (1 m³) de areia para fazer concreto”!

Kilograma

Para esta unidade temos duas situações:

1ª. Quando o erro ocorre na pergunta: ‘Qual é o seu peso?’ e respondemos ‘Peso 70 kg’. A unidade de peso é o newton (N), que é a unidade que expressa força. Já a unidade de massa é o kilograma (kg). Assim, temos duas correções possíveis:

a. Qual é a sua massa?
Minha massa é 70 kg.

b. Qual é o seu peso?
Meu peso é 686,7 newtons.

2ª. Este segundo caso ocorre mais frequentemente no ambiente industrial e a confusão que se dá é no uso da unidade kilograma para expressar pressão, um erro bem parecido com o caso da libra, citado anteriormente. Essa prática vem, na verdade, da omissão de todos os outros elementos que compõem a unidade completa, que é o kilograma-força por centimetro quadrado (kgf/cm²), dá até para entender o porquê de simplificar, não é?

Essas são algumas das confusões que existem quando expressamos algumas unidades. A intenção dessa postagem é fazer com que você tenha consciência das unidades de medida, suas grandezas, usos e aplicações tanto no seu dia a dia pessoal, quanto profissional.

Algumas delas são usadas de forma a facilitar a comunicação em meios de produção, como é o caso de fábricas e indústrias. Contudo, há pessoas que irão usá-las fora de seu contexto, fazendo sua aplicação sem compreender realmente sua grandeza, o que pode gerar muito mais confusões e, consequentemente, mais problemas.


Para ficar por dentro de outros temas e assuntos que envolve a ciência das medições, não deixe de se inscrever nosso canal no Youtube e nos seguir no InstagramTwitter e Facebook. Lá você poderá ver diversos outros conteúdos sobre METROLOGIA!