10 Curiosidades sobre o Ampere [Semana da Metrologia, Dia 5]

Algumas grandezas são conhecidas por nós desde muito tempo atrás, ainda que de uma maneira rudimentar, como acontece com o peso, a força, o tempo, a temperatura, entre outras.

O conceito de eletricidade, entretanto, é relativamente recente, apesar de animais que geram descargas elétricas e fenômenos como os raios.

A evolução do conhecimento sobre eletricidade foi feito lentamente a partir do século XVII até a invenção da pilha por Volta em 1800 e a descoberta do eletromagnetismo por Hans Christian Ørsted, em 1820.

Antes disso, ela não passava de um fenômeno que gerava curiosidade e, até então, não havia uma maneira real de se poder quantificar essa grandeza.

Ampère – Humano

O cientista homenageado por essa unidade é Andre-Marie Ampère.

Ampère nasceu, em 1775, de uma família próspera e teve uma educação liberal seguindo os princípios do Iluminismo definidos por Jean-Jacques Rousseau.

Assim, Ampère poderia estudar o que quisesse, sem seguir uma grade rígida nem ser punido. Seu primeiro artigo foi sobre seções cônicas quando ele tinha apenas 13 anos, que foi rejeitado!

Mas isso o motivou a estudar ainda mais e passou a ter aulas de cálculo e participava frequentemente de palestras de física.

Como nem tudo são flores, os militantes da revolução francesa (1789), que trouxe, entre outros, o benefício de um sistema de padronização de unidades, acabaram por decapitar seu pai, o que o afastou por um tempo dos estudos.

Andre-Marie Ampère

Os experimentos de Ørsted sobre como a corrente elétrica alterava a orientação da agulha de uma bússola intrigaram Ampère, que decidiu realizar seus próprios experimentos.

Esta busca o levou a “criar” um novo campo de estudos chamado de eletrodinâmica (hoje, eletromagnetismo).

Além de relacionar o tamanho do campo magnético com a corrente que o produz, Ampère propôs a existência de uma partícula que seria a transportadora da corrente elétrica (hoje, elétron).

E também propôs que os elementos os elementos químicos poderiam ser organizados com base em suas propriedades (o que viria a se tornar a tabela periódica), além de descobrir o elemento flúor.

Ampere – Unidade

A primeira Conferência Internacional de Eletricistas ocorreu em 1881, em Paris, durante a Exposição Internacional de Eletricidade, sob o patronato do ministro francês de Correios e Telégrafos, Louis Adolphe Cochery, onde 250 delegados de 28 países foram reunidos.

O principal objetivo do congresso era estabelecer um sistema universal de unidades elétricas. Mas como nada é fácil, houve muita discussão entre os participantes, principalmente por parte dos ingleses que já haviam estabelecido seu sistema de unidades elétricas em 1872 através do comitê da Associação Britânica para o Avanço da Ciência.

Os principais opositores à proposta inglesa eram os engenheiros alemães, que queriam padrões práticos, enquanto os britânicos queriam unidades no escopo teórico da mecânica.

Os britânicos venceram! Na quarta Conferência Internacional de Eletricistas, em 1893, algumas unidades foram redefinidas, especialmente o ampere, para uma nova abordagem mais prática.

Conferência Internacional de Eletricistas
Conferência Internacional de Eletricistas

Outras curiosidades

1. O elemento químico selênio conduz eletricidade apenas com o brilho de uma fonte de luz; no escuro, ele é um isolante.

2. A água não conduz eletricidade, as impurezas que existem nela é que o faz.

3. O custo anual com eletricidade do Grande Colisor de Hádrons, responsável por descobrir os bósons de Higgs (ou partícula de deus) e localizado no CERN, é de cerca de 23,5 milhões de dólares.

4. A geração de energia térmica oceânica é uma tecnologia do século XIX e tem o potencial de atender em duas vezes a demanda global por eletricidade, sem afetar o clima.

5. Ampère é um dos 72 cientistas, engenheiros e matemáticos franceses cujos nomes foram gravados na torre Eiffel, como forma de reconhecimento por suas contribuições.

6. O carvão é a principal fonte de produção de energia para geração de eletricidade no mundo, o que impacta direta e negativamente o efeito estufa.

7. Os campos elétricos atuam de uma forma muito semelhante à gravidade. Contudo, enquanto esta apenas atrás, aquele pode tanto atrair quanto repelir.

8. Enguias podem produzir choques de cerca de 500 volts.

9. Se exploradas, as fontes renováveis de energia mais do que bastaria para atender as demandas por eletricidade da humanidade por várias décadas.

10. O primeiro carro elétrico foi construído em 1891 pelo inventor americano William Morrison.


SEJA UM APOIADOR DO CANAL METROLOGIA E GANHE INCRÍVEIS RECOMPENSAS


Veja todos os conteúdos da Semana da Metrologia CLICANDO AQUI


Para ficar por dentro de outros temas e assuntos que envolve a ciência das medições, não deixe de se inscrever nosso canal no Youtube e nos seguir no Instagram, Twitter e Facebook. Lá você poderá ver diversos outros conteúdos! Agora, se você é um amante da metrologia e quer apoiar esse projeto, basta clicar aqui e saber como.


Fontes
History of the Ampere
10 little-known facts about André-Marie Ampère
25 interesting facts about electricity