9 de junho marca o Dia Mundial da Acreditação, uma iniciativa global estabelecida por IAF (International Accreditation Forum) e ILA (International Laboratory Accreditation Cooperation) para conscientizar sobre a importância da acreditação.
O Tema da edição de 2018 é como a acreditação entrega um mundo mais seguro.
Há mais de 2,78 milhões de mortes por ano em virtude de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.
Cerca de 7 milhões de pessoas morrem anualmente devido à poluição do ar. 374 milhões de pessoas têm doenças não relacionadas ao trabalho que as impedem de trabalhar.
Problemas recentes com comida estragada, remédios, dispositivos eletrônicos e outros produtos tornou clara a necessidade de proteger os consumidores.
Estatísticas indicam que problemas de projeto, defeitos e informações de segurança inadequadas para o consumidor estão associadas à danos.
Fornecer um ambiente de trabalho seguro não deveria ser um fardo, mas uma forma de:
- Reduzir custos;
- Diminuir faltas dos empregados;
- Sofrer menos acidentes;
- Reduzir o risco de ações legais;
- Proteger a reputação de corporações;
- Aumenta a produtividade através de uma mão de obra melhor motivada e mais saudável.
Qual é o papel da acreditação?
Projetos, matérias-primas, produtos e serviços, sistemas gerenciais, e/ou força de trabalho podem ser avaliados contra um padrão, um código de práticas ou normais regulatórias para laboratórios de ensaio e calibração e órgãos de inspeções e certificações.
Esses órgãos são destinados a checar se produtos e serviços são seguros para o uso.
A acreditação é uma avaliação independente destes órgãos contra/em relação a padrões reconhecidos para atividades específicas de modo a garantir sua integridade, imparcialidade e competência.
Através da aplicação de padrões nacionais e internacionais, o governo, industriais, empresas e a sociedade pode, assim, ter confiança nos resultados de calibração, relatórios de inspeção e certificações fornecidos.
Quais benefícios a acreditação fornece?
Para o governo e órgãos reguladores
Estes têm que garantir que empresas providenciem um ambiente de trabalho seguro, através da determinação de políticas ou normas técnicas para produtos ou serviços e permitir que órgãos acreditados de auditoria verifiquem/avaliem estas normas.
Para empresas /negócios
Empresas podem demonstrar conformidade com as melhores práticas pela implementação de um sistema de gerenciamento de saúde e segurança de modo a:
- Melhorar a reputação e aumentar as oportunidades para ganhar novos negócios;
- Minimizar o risco de não operar por causa de acidentes;
- Demonstrar comprometimento com obrigações legais;
- Atingir possíveis cortes de custos em função da diminuição de acidentes;
- Atrair e reter mão de obra.
Para funcionários
Trabalhar para empresas que implementou um sistema padrão de gerenciamento de saúdo e segurança envia um sinal claro para funcionários e investidores que a saúde e segurança dos empregados é uma prioridade dentro da organização e que ela identificará riscos e garantirá um ambiente de trabalho seguro.
Para os cidadãos
A confiança do público pode ser obtida pelos bens ou serviços que acompanham um certificado de conformidade acreditado.
Acordos de acreditação internacionais garantem que tais bens e serviços estão no mercado atendendo aos padrões da qualidade e segurança.
A acreditação fornece uma ferramenta globalmente reconhecida para não apenas avaliar e controlar riscos de operação internos, mas também os produtos e serviços que são colocados no mercado.
Assim, órgãos regulados, empregados e consumidores podem demonstrar confiança que a acreditação entrega um mundo mais seguro.
SEJA UM APOIADOR DO CANAL METROLOGIA E GANHE INCRÍVEIS RECOMPENSAS
Texto traduzido e adaptado de WAD 2018 Brochure