Press "Enter" to skip to content

ARTIGO | Como escolher o laboratório de calibração/ensaio?

Quando vamos realizar a calibração de nossos instrumentos de medição precisamos selecionar um laboratório de calibração que atenda nossas necessidades para o serviço em questão. Normalmente enviamos uma solicitação de orçamento para alguns laboratórios e recebemos algumas propostas com os valores. Aí vêm as perguntas:

Qual fornecedor devo escolher?

Já vou te adiantando, não é apenas o preço e a localização fatores de decisão para esta seleção. Um laboratório além de prestar o serviço de calibração ou ensaio a um preço justo ele vende junto no pacote a confiança.

Como podemos avaliar esta confiança?

A primeira coisa que podemos fazer é selecionar nosso laboratório direto do site do Inmetro, porém, o primeiro desafio é encontrar a página onde pesquisamos por laboratórios, pois o site do deles não é muito intuitivo:

No site do Inmetro, vá em Acreditação.

Em seguida clique no item Laboratórios de ensaios e de calibração acreditados (RBLE e RBC).

Assim chegamos a página onde podemos selecionar por laboratórios de ensaio ou calibração.

Selecionando um fornecedor através destes links, estaremos garantindo que a calibração ou ensaio será realizado por um laboratório que atende aos requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

Laboratórios de calibração

Para exemplificar vou realizar uma pesquisa no site do Inmetro por um fornecedor para a calibração de paquímetro clicando em Consulta Serviços.

Após clicarmos, temos a tela com as informações referentes ao tipo de serviço que realizaremos a pesquisa.

Para paquímetro, estes serão os dados que iremos utilizar.

Clicando em Listar Laboratórios Acreditados, nesta pesquisa vão aparecer laboratórios de todo o Brasil, você pode realizar a pesquisa por estado.

Nesta lista, temos informações importantes para iniciar nossa pesquisa.

1. Faixa
Faixa de medição para qual o laboratório foi acreditado para realizar o serviço. Neste item, por exemplo, se seu paquímetro for de 1000 mm nem todos os laboratórios listados atendem a esta capacidade.

2. CMC
Capacidade de medição e Calibração (anteriormente denominada melhor capacidade de medição). É a menor incerteza de medição que um laboratório de calibração pode obter quando realiza calibrações ou medições dentro do escopo da sua acreditação.

3. Laboratório
Nome do Laboratório que prestará o serviço.

4. UF
Estado onde o laboratório se localiza.

5. Cidade 
Cidade onde o laboratório se localiza

6. Tel.
Telefone de contato para o laboratório.

7. Páginas 
Aqui temos a quantidade de páginas listando fornecedores de calibração para o serviço de paquímetro. Nesta pesquisa são um total de 8 páginas, listando 120 serviços.

8. Observações 
Estas observações são importantes, pois deixam claro que:

  1. A capacidade de medição e calibração (CMC) refere-se á menor incerteza que o Laboratório é capaz de obter, com uma probabilidade de abrangência ou nível da confiança de aproximadamente 95%.
  2. A CMC identificada por um asterisco (*) não inclui todas as contribuições oriundas do instrumento ou padrão calibrado ou do dispositivo medido.
  3. O Laboratório poderá declarar em seus certificados de calibração, incertezas de medição maiores que a sua CMC, devido às contribuições relativas às propriedades ou características do padrão ou instrumento de medição calibrado.

De tantos laboratórios listados, qual devemos escolher?

Acredito que a localização, seja uma informação é importante, porém antes de avaliar a localização devemos avaliar a faixa e CMC do serviço a ser executado. Por exemplo, se a calibração que iremos realizar for de um paquímetro de 1000 mm, com o critério de aceitação de ± 0,03 mm.

Referente a faixa de medição

Temos que selecionar um fornecedor que seja acreditado para capacidades acima de 1 metro, como disse, acima. Pois se a acreditação do laboratório for até 1000 mm e seu paquímetro apresentar indicações acima de 1000 mm, como 1000,05 mm por exemplo, o laboratório não garante a rastreabilidade a este ponto. Assim não pode inserir no certificado de calibração.

Referente ao critério de aceitação

Como nosso o critério de aceitação é de ± 0,03 mm, temos que selecionar um fornecedor que tenha CMC de no mínimo 1/3 (um terço) de nosso critério, ou seja, 0,01 mm ou inferior. Não podemos esquecer que quando realizamos a analise do certificado de calibração e verificamos se nosso paquímetro atende ao critério de aceitação, somamos o erro com a incerteza, se contratarmos um laboratório que já parte com incerteza maior que nosso critério de aceitação as chances de o paquímetro ser reprovado pelo valor da incerteza de medição, mesmo o paquímetro apresentado erro zero.

Laboratórios de ensaio

Clicando no link referente a Laboratórios de Ensaios Acreditados – RBLE, o site nos mostra a página de pesquisa por laboratórios de ensaio.

Nesta página podemos procurar por um serviço especifico, como por exemplo, ensaio em Válvulas de segurança.

Assim a busca retorna uma lista com os laboratórios de ensaio acreditados para o serviço em questão e a situação desta acreditação.

Para ensaio, o escopo é mostrado em um arquivo com extensão PDF, com todos os serviços em que o laboratório é acreditado para realizar ensaios. O primeiro passo é procurar um laboratório acreditado (RBLE), como não é apresentado a incerteza de medição no escopo é interessante entrar em contato com o laboratório para se informar sobre seu escopo e CMC.

Espero com este texto, ter mostrado como selecionar um fornecedor de calibração ou ensaios, não apenas pelo menor valor orçado ou a localização do laboratório; todas as informações são importantes para uma análise crítica, desta forma podemos avaliar se a faixa de medição e a CMC, publicada no escopo de acreditação do laboratório, atende a nossos requisitos. Temos que ter consciência que a confiança é um fator primordial para a aquisição destes tipos de serviço. Mesmo seguindo o que escrevi, é importante ter uma boa relação com os laboratórios de calibração e ensaio, e uma visita para acompanhar um serviço, também são de grande importância para avaliar a qualidade do laboratório.


Para ficar por dentro de outros temas e assuntos que envolve a ciência das medições, não deixe de se inscrever nosso canal no Youtube e nos seguir no InstagramTwitter e Facebook. Lá você poderá ver diversos outros conteúdos sobre METROLOGIA!