IUPAC – 100 anos!

IUPAC

O que é IUPAC e o que faz?

A IUPAC é a entidade mundial no âmbito da química, a sigla significa União Internacional de Química Pura e Aplicada (do inglês International Union of Pure and Applied Chemistry).

A união foi criada em 1919 com o objetivo de unir a fragmentada comunidade de químicos pelo mundo visando o desenvolvimento e avanço desta ciência através da troca de conhecimentos e informações e colaborações entre seus integrantes.

Atualmente, a IUPAC é a autoridade mundial responsável por definir a termologia e nomenclatura química, incluindo a escolha dos nomes de novos elementos da tabela periódica, pela padronização de métodos de medição, como a determinação da massa dos átomos, avaliação de dados críticos, entre outras atividades.

Em seu início era composta por acadêmicos e químicos industriais que conseguiram grandes conquistas pela organização, como a criação e o estabelecimento de uma linguagem química comum para todos ao redor do mundo e a padronização de processos e procedimentos.

Atualmente, seus impactos não são apenas científicos, também são sociais – pois estão envolvidos numa grande variedade de projetos por todo o mundo.

Diferenças de linguagens técnicas e a barreira científica

No início do século passado, mesmo a química já sendo uma ciência consolidada e bem desenvolvida, sua integração com a indústria era bastante limitada e difícil.

Havia poucas normas com plena aceitação para nomenclatura de compostos, que vemos ainda hoje essa diferenciação entre nomes populares e técnicos de reagentes/produtos químicos – como acontece com o acetileno e etino, que correspondem a mesma substância, onde o último nome é aquele definido pela IUPAC; o mesmo ocorre com a soda cáustica e hidróxido de sódio (este sendo IUPAC).

Essas diferenças fizeram com que houvesse várias barreiras para o compartilhamento de conhecimento e informações entre os químicos, inclusive atrapalhando o desenvolvimento desta ciência, bem como inibindo a eficiência das pesquisas realizadas nos mais diversos segmentos.

Com esses percalços em mentes, químicos da França, Bélgica, Itália, Reino Unido e Estados Unidos criaram a IUPAC.

Desafios maiores

A união tinha (e tem) em mente a constante evolução da instrumentação científica e de novas metodologias que levariam a melhores técnicas e precisão para avaliar propriedades físicas e químicas das substâncias.

Com base nisso, não se limitou apenas ao campo da nomenclatura de substâncias, mas também buscou desenvolver padrões e normas para a calibração e normalização de substâncias químicas.

O Brasil é um dos afiliados à IUPAC desde 1923, através da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e além de ter direito a votar nas questões levantadas pela união, faz parte do grupo de países-membros plenos.

Entre os dias 5 e 12 de julho de 2019, a IUPAC comemora seu centésimo aniversário, com uma grande conferência em Paris! E usando suas próprias palavras:

Por um século, a IUPAC tem contribuído com campos diversos e interdisciplinares que é a química. Somos o catalisador que une químicos ao redor do mundo e cumprimos nossa missão buscando o desenvolvimento sustentável, fornecendo uma linguagem comum para química e gerindo a livre troca de informações científicas.

Somos IUPAC – Internacional e Única, avançando a Química Pura e Aplicada pelo mundo!


Fonte
IUPAC