Medição de pH

medição de ph

A medição do pH é uma prática muito presente em processos industriais, como na indústria alimentícia, por exemplo, e é usada para determinar a acidez/alcalinidade de substâncias.

Qualitativamente, podemos dizer que o pH sempre foi notado por nossos paladares quando nos alimentamos.

Alimentos ácidos, como vinagre, suco de limão, salmão, etc. e alcalinos, como cenoura, repolho, pepino, entre outros, sempre fizeram parte de nossa alimentação.

Atualmente temos meios de determinar quantitativamente quão ácido ou alcalino um meio é, usando instrumentos para medição de seu pH.

Mas o que é pH?

Antes de falarmos sobre o pH, precisamos ter uma noção sobre o que torna substâncias ácidas ou básicas (alcalinas).

Usando a definição mais simples de ácido-base, temos o conceito proposto por Arrhenius, que diz que ácidos são compostos que em solução aquosa liberam íons H+ e bases são aqueles que liberam OH.

Quanto mais um mol de uma substância libera hidrônios (H+) no meio, mais ácida ela é. Correspondentemente, quanto mais hidróxidos (OH) liberar, mais básica ou alcalina essa substância é.

Assim, o pH é uma escala que mede o potencial hidrogeniônico de uma substância, ou seja, quanto de hidrônio foi liberado no meio.

Esse potencial corresponde a uma faixa de medição de 0 a 14, onde 0 representa a máxima acidez, 14 a máxima basicidade ou alcalinidade e 7 representa a neutralidade do meio considerado.

Se ficou curioso para saber se existe pH fora dessa faixa, escrevemos um artigo, com o título Existe pH negativo ou maior que 14?, explorando essa possibilidade.

escala de pH

O pH é uma escala logarítmica de base 10 destinada a simplificar a determinação da natureza do meio, uma vez que sem o uso dessa escala, os valores variariam entre 10-14 a 100, note os expoentes que variam de -14 a 0 como uma correspondência com a faixa de pH que é de 0 a 14.

Além da escala de pH, temos a escala de pOH que mede o potencial hidroxiliônico, ou seja, quanto hidróxido é liberado no meio.

Essa escala também varia entre 0 e 14 pelos mesmos motivos e também 7 representa a neutralidade do meio, contudo, abaixo de 7, o meio é considerado básico e acima de 7 é considerado ácido.

Porém a escala pH é a mais amplamente usada, de forma geral.

escala de pOH

Para que é usada a medição do pH?

A medição de pH é muito importante para diversas áreas de atuação, como controle de qualidade de águas de abastecimento, de irrigação, agricultura no controle do solo, farmacologia, produção de alimentos e bebidas, aplicações médicas, prevenção de corrosão de estruturas, indústria têxtil, fertilizantes, entre várias outras aplicações.

O avanço da instrumentação analítica tem expandido cada vez mais as aplicações para esse tipo de medição.

Como é medido o pH?

Indicadores

Normalmente os indicadores de pH são qualitativos e são usados para indicar se um meio é ácido ou básico através da mudança de cor da solução usada para análise. Seu maior uso ocorre em titulações.

Abaixo podemos ver as características de alguns dos indicadores mais comuns:

Indicador Coloração em meio ácido Coloração em meio básico
Tornassol Vermelha Azul
Fenolftaleína Incolor Rosa
Alaranjado de metila Vermelha Amarela
Azul de timol Amarela Azul

Há o indicador universal de pH que para cada valor, entre 1 e 14, a solução adquire uma coloração diferente, para saber em qual zona de pH a solução se encontra, basta comparar sua cor com as cores presentes na tabela cor x pH e saber qual seu valor.

Ainda assim, se trata de uma determinação qualitativa, onde o pH encontrado se entra entre 2 e 3, por exemplo, e há a chance de a leitura ser comprometida em função de alguma deficiência visual de quem está medindo, como o daltonismo, dependendo do indicador.

Medidores de pH

Os medidores de pH são instrumentos metrológicos usados para medir a atividade de hidrônio em soluções aquosas, para determinar sua natureza ácida ou alcalina.

Ele utiliza a diferença de potencial entre o eletrodo de medição e o eletrodo de referência e essa diferença de potencial é usada para determinar o pH do meio.

O eletrodo de medição é construído para ser seletivo com os hidrônios presentes na solução, determinando, assim, seu potencial.

Normalmente com o instrumento, também é fornecido soluções padrão para que seja feita sua calibração antes de cada utilização.

A exatidão das medições depende que as calibrações sejam feitas corretamente através das soluções padrão, conforme seja especificado pelo fabricante.

Vale salientar que a medição do pH é dependente da temperatura, pois ela altera o produto iônico de uma solução; medidores eletrônicos de pH geralmente já fazem as compensações devidas em função da temperatura no local da medição.

A primeira patente desse instrumento foi registrada em outubro de 1934, por Arnold Orville Beckman e foi chamada de “acidímetro”, sendo renomeado posteriormente para medidor de pH ou, como é mais popularmente chamado, phmetro (pronúncia: peagâmetro).

Patente phmetro
Patente do primeiro phmetro.

Fontes
pH
pH indicators